Os Espaços Americanos são locais de acesso ao público que promovem o aprendizado, encontros e interação entre as comunidades locais com os Estados Unidos em apoio à política externa dos EUA. Esses espaços são apoiados pelo Departamento de Estado dos EUA.
Os Espaços Americanos oferecem programação de diplomacia pública com o intuito de atrair e engajar públicos estrangeiros para diálogos abertos e participativos, e atividades práticas estilo ‘mão na massa’. Esses espaços são projetados, configurados e equipados para promover o pensamento crítico, inovação e discussões ponderadas de questões importantes para o relacionamento dos EUA com o Brasil e com os interesses globais dos EUA. Os programas dos Espaços Americanos mostram a amplitude e a profundidade dos valores americanos, ideais, cultura e perspectivas sobre uma variedade de temas.
Os programas dos Espaços Americanos são focados em cinco pilares: Ensino da língua inglesa e capacitação de professores; Aconselhamento educacional e promoção do estudo nos EUA; Engajamento com a rede de Alumni (ex-intercambistas de programas patrocinados pelo Departamento de Estado Americano); Programas culturais; e Informação sobre os EUA.
Os programas nos Espaços Americanos são gratuitos e abertos ao público, ajudando o governo dos EUA a oferecer plataformas eficazes e atraentes para interação entre os povos do Brasil e dos EUA em tópicos como alfabetização midiática, desenvolvimento econômico e cultura, sociedade e valores americanos.
O envolvimento direto do público nos Espaços Americanos oferece ao governo norte-americano oportunidades de compartilhamento de boas práticas no combate às notícias falsas e à desinformação, assim como a promoção de objetivos políticos, exercendo um impacto positivo da forma como os Estados Unidos são compreendidos e vistos em todo o mundo.
Os Espaços Americanos no Brasil estão divididos em Centros Binacionais e Esquinas Americanas.
Os Centros Binacionais (Binational Centers – BNCs) são instituições privadas, autônomas e sem fins lucrativos, independentes em sua gestão financeira e administrativa, dedicadas a promover o entendimento mútuo entre Brasil e Estados Unidos através de programas educacionais, culturais e informativos.
As Esquinas Americanas são parcerias com instituições brasileiras regidas por um Memorando de Entendimento (MOU) com a Embaixada ou Consulados. Parecidas com as Esquinas Americanas, as Esquinas da Ciência focam especialmente na promoção da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) através do aprendizado prático e colaborativo.
A rede dos Espaços Americanos no Brasil consiste em 34 Centros Binacionais e 3 Esquinas Americanas, dentre elas uma Esquina da Ciência.
Confira abaixo os principais programas oferecidos pelos Espaços Americanos no Brasil:
Programas sobre empreendedorismo, direitos humanos, meio ambiente, alfabetização midiática e de combate a desinformação
Programas maker e de STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática)
Workshops
Palestras com especialistas norte-americanos e brasileiros
Programas culturais, como exposições, concertos musicais, sessões de filmes, clubes de leitura e de conversação em inglês