Quando pensamos na Maker Box, nossa maior preocupação foi criar um recurso que encantasse professores e alunos e promovesse engajamento e aprendizado experiencial. Não esquecemos também de trazer recursos para o professor, tornando suas aulas mais atrativas e criativas. 


O conceito que utilizamos para criar os itens da Maker Box foi o de Good Toy (inspirado no Livro O Design da Infância por Alexandra Lange). A ideia é oferecer materiais que possam ser montados e desmontados diversas vezes, seguindo os princípios de exploração livre (free play). O uso da imaginação leva a criação de diferentes resultados, utilizando as mesmas peças. Partimos de uma pergunta: o que educadores e pesquisadores da educação progressiva (como Froebel, Montessori ou Dewey) criariam se tivessem ao seu dispor um Makerspace?


O que a Maker Box promove? Encoraja a imaginação, estimula a mente e promove brincadeiras livres e construtivas. Os materiais são como uma tela em branco com a qual as crianças aprendem a explorar.


O que tem na Maker Box? Conectores diversos, moldes de papelão, materiais elétricos como luzes de LED e motores especialmente projetados para facilitar a brincadeira e exploração. 


Como usar os materiais da Maker Box na minha turma?  10 planos de aula STEAM com foco em educação ambiental acompanham a sua Maker Box. Neles, você também encontra dicas sobre como usar materiais alternativos que você tenha ao seu redor.